Resíduos de óleo culinário no meio ambiente e suas possíveis soluções
Atualmente passamos por uma problemática onde nos vimos forçados a abrir os olhos e enxergar nossa inércia frente às situações referentes ao meio ambiente.
Uma constante é o que fazer com os resíduos de óleo culinário?
Hesitamos mediante uma resposta dicotômica e que ainda precisa de muita conscientização para que sejam observados e levados em conta ambos os aspectos: ambiental e social.
É notório que o óleo culinário ao ser descartado de forma inadequada em pias, ralos ou solos contaminam os lençóis freáticos causando danos de proporções incalculáveis ao meio ambiente, que já esta bastante comprometido.
Seria viável formar parcerias entre:
1) Secretarias do Meio Ambiente
2)Faculdades
3) Emater
4) Escolas
5) Professores (formadores de opiniões)
6) Comunidades
Essas parcerias teriam a finalidade de organizar projetos para melhor reutilização deste vilão silencioso. Um bom exemplo de reciclagem, deste produto, seria transformá-lo em sabão (barra) que poderia servir para uso pessoal ou até mesmo comercializá-lo.
Bastaria resgatar uma receita antiga de nossos antepassados, que de uma maneira artesanal, exeqüível e ecologicamente correta agrega valores, assegura a auto-sustentabilidade, a cidadania e a preservação do nosso habitat, nos tornando cidadãos conscientes de nossas responsabilidades e que somos suscetíveis a mudanças.
Só por meio de atitudes como esta poderemos construir uma nova geração de indivíduos comprometidos com seu papel sócio-econômico-ambiental.
Andréia da Silva Zancanaro
Professora
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário